Um Risotto é sempre algo que apreciamos cá em casa e se for vegetariano... ui ainda melhor!!! Claro que ainda não conseguimos converter todos (o primogénito, com 19 anos, ainda torce o nariz, mas experimenta) e, por isso, desta vez coloquei queijo parmesão original e não a versão vegan - que já vos explico- porque esta semana já tínhamos atingido a nossa "quota" de refeições vegan - mais de metade das refeições. De qualquer forma, vegetariana ou vegan, fica uma delícia!!!
Receita original em http://minimalistbaker.com/
Risotto de Cogumelos e Alho Francês
Cerca de 1 L de caldo de legumes, aquecido *
2 colheres de sopa de azeite
Cerca de 300 g de cogumelos, cortados
Sal e pimenta a gosto
2 Alhos franceses, cortados fininhos
1 chávena de arroz para risotto (arbóreo)
Cerca de 60 ml de vinho branco seco (ou mais caldo de legumes)
Cerca de 20 g de queijo parmesão vegan,**
Salsa fresca picada para polvilhar
Preparação
Aquecer o caldo numa panela pequena e, quando levantar fervura, baixar o lume para mante-lo quente.
Noutro tacho, aquecer uma colher de azeite e acrescentar os cogumelos. Temperar com uma pitada de sal e pimenta e refogar até ficarem macios e ligeiramente dourados - 3-4 minutos - mexendo sempre. Retirar os cogumelos da frigideira e reservar.
No mesmo tacho, adicionar a restante colher de azeite e o alho francês. Refogar 1-2 minutos, ou até ficarem macios e ligeiramente dourados.Adicionar o arroz e deixar cozinhar 1 minuto, mexendo ocasionalmente. Acrescentar o vinho branco seco e mexer delicadamente. Cozinhar durante 1-2 minutos, ou até que o líquido seja absorvido.
Com a ajuda de uma concha, adicionar o caldo de legumes, cerca de 120 ml de cada vez, mexendo frequentemente. Manter o lume baixo, mas sem que perca a fervura.
Continuar a adicionar o caldo de legumes, mexendo para incorporar, até o arroz ficar "al dente". Todo este processo deve levar cerca de 15-20 minutos.
Quando o arroz estiver cozido, retirar do lume e adicionar o queijo parmesão vegan, e os cogumelos cozinhados anteriormente.
Mexer e provar para ajustar o sabor de sal, pimenta e queijo.
Para servir, polvilhar com mais queijo parmesão e salsa.
Deliciem-se!!!
* Fiz o caldo em casa com os seguintes ingredientes: 2 cebolas grandes grosseiramente picadas, 2 cenouras médias em cubos, 2 talos de aipo, picados ou cortados, 2 colheres de sopa de azeite, 3 dentes de alho cortados em pedaços muito pequenos, 1/2 chávena de salsa fresca picada, 1/2 chávena de tomate em cubos (frescos ou enlatados) ou 1 colher de sopa de polpa de tomate, 2,5 L de água fria, 1 folha de louro, a parte verde de 1 alho francês, tomilho fresco e sal a gosto.
Levei tudo ao lume durante 1 hora e filtrei. O que não utilizei, congelei em saquinhos de gelo.
** O Parmesão vegan pode ser feito da seguinte forma: 100g de caju ao natural, 3 colheres de sopa de levedura nutricional, 1 colher de café de sal marinho, 1/2 colher de café de alho em pó.
Juntar todos os ingredientes no processador e triturar. (O sal e o alho poderão ser ajustados de acordo com o gosto pessoal)
Sem comentários:
Enviar um comentário