terça-feira, 7 de maio de 2013

Sobre a gastroenterite e outras "ites"

Este blog tem sido, desde sempre, um espaço aberto a muitos dos meus interesses e também a um pouco da minha vida. A Ritinha, agora com 6 anos, foi sempre uma menina dada a muitas "ites" - desde a gastroenterite até às muitas otites, de todos os feitios, passando pelas amigdalites, enfim um número já incontável de infeções que este ano pioraram um pouco com a entrada para a escola. A fragilidade imunológica da minha "Pipoca" preocupa-me e por isso vamos intensificar algumas práticas que já temos a ver se isto estabiliza um pouco...

1 - Pô-la a comer ainda mais peixe ( sim, ela não reclama com o peixe, o que já é uma vantagem!). O peixe contém Vitaminas A e D e ainda Omega3 que ajudam a reduzir as infeções. Bom mesmo é ver se ela consegue ingerir uma colher de chá de Óleo de Fígado de Bacalhau ;)

2 - Uma combinação de sementes de linha, girassol e amêndoa moídas contém ácidos gordos essenciais e minerais valiosos que estimulam o sistema imunológico e reduzem a inflamação no trato respiratório. Esta mistura (1 a 2 colheres de sopa diárias) pode ser polvilhada sobre legumes ou qualquer outro alimento.

3 - Muitos sumos!!! De laranja e de vegetais crus como beterraba, cenoura, aipo, espinafre e maçã, entre muitas outras possibilidades. Os sumos fornecem vitamina C e bioflavonóides, que são essenciais para uma boa imunidade. Frutas como kiwi e morango são ricos em vitamina C e bioflavonóides e também dão uma ajudinha.

4 - Alho! -  O alho é um antibiótico muito bom e é mais eficaz se for ingerido cru. É claro que não é fácil fazer uma criança comer alho cru :(, mas há sempre uma solução ... se o triturarmos muito fininho ou conseguirmos extrair o sumo, é só misturar com outros sumos de fruta doce, ou legumes cozidos ao vapor, ou quaisquer outros alimentos que eles nem vão notar :)

5 -  Mais duas estratégias - Mel, um dos superalimentos mais conhecidos pelas suas fortes propriedades antibacterianas e os Probióticos. A Ritinha já tomou probióticos quando era mais pequena. Vamos voltar a eles para ver se também dão uma ajudinha :)


Esperemos que com tudo isto as "ites" nos deixem em paz!!!!



Sem comentários: